Estudo detalhado do Apocalipse de Jesus Cristo e de toda a Sagrada Escritura. Jesus Cristo fez questão de revelar e preservar o Apocalipse. Como servos dele, devemos dar importância a este livro, assim como damos a todas as outras Escrituras. O Apocalipse, certamente, apresenta alguns desafios especiais para os leitores modernos, mas não devemos fugir de sua mensagem só porque encontramos algumas dificuldades. A intenção deste estudo é de ajudar cada Cristão a adquirir uma compreensão básica do significado do Apocalipse e de toda a Biblia Sagrada.

29 junho 2012

Por que João batizou em Enom? O Que a Bíblia Diz?

João 3:23 comenta sobre o trabalho de João Batista: "Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado."

Até hoje, há dúvida sobre o local exato descrito neste versículo, mas não pode haver dúvida sobre o motivo de João em batizar nesse lugar. As Escrituras afirmam claramente: "porque havia ali muitas águas". O batismo que Deus exige para a remissão dos pecados (Atos 2:38) requer uma quantidade de água. A palavra "batizar" vem de uma palavra grega que quer dizer imergir ou mergulhar. As figuras escolhidas no ensinamento bíblico descrevem o batismo como sepultamento (Romanos 6:4; Colossenses 2:12). Para serem batizadas, pessoas "desceram à água" e "saíram da água" (Atos 8:38-39; Marcos 1:10; etc.). Era imprescindível, então, uma quantia de água suficiente para imergir as pessoas.
Embora a Bíblia explica o motivo de João realizar batismos em Enom, algumas pessoas não ficam contentes em aceitar tal explicação simples. Considere algumas tentativas dos homens para evitar o significado deste versículo:

ŒAlguns afirmam que é necessário batizar em águas correntes. Pelo fato que João batizou no rio Jordão (Marcos 1:9), concluem que o batismo tem que ser realizado em águas correntes. Deus poderia ter exigido batismo em água corrente, mas ele não o fez. Nenhuma passagem bíblica diz que o batismo precisa ser no rio Jordão, nem em rio qualquer, nem em águas correntes. Na maioria dos casos citados na Bíblia, não sabemos se o batismo aconteceu em rio, lago ou piscina, mas sabemos que "os que lhe aceitaram a palavra foram batizados" (Atos 2:41). Nem sempre aconteceu no rio Jordão. 3.000 pessoas foram batizadas no dia de Pentecostes, quando os apóstolos pregaram em Jerusalém. O etíope foi batizado onde encontraram água no deserto (Atos 8:36-39). O carcereiro foi batizado em algum lugar em Filipos (Atos 16:33). As pessoas que exigem batismo em águas correntes estão acrescentando à palavra de Deus. Ninguém tem direito de fazer leis que Deus não fez!

 Ainda outros distorcem João 3:23 para negar o sentido natural da palavra "batizar". Dizem que o nome "Enom" quer dizer "muitas fontes" e não "muitas águas" e, portanto, o batismo não precisa ser por imersão. É verdade que alguns dicionários sugerem que "Enom" vem de uma raiz com o sentido "muitas fontes", mas este fato não resolve nada. A Bíblia não diz que João batizou em Enom, cujo nome significava muitas fontes. Ela diz que o lugar foi apropriado para batizar "porque havia ali muitas águas".

João escolheu um lugar propício para obedecer as ordens de Deus e lá ele imergiu as pessoas nas águas.

por: Dennis Allan

Leia mais sobre este assunto:
"O Que Devo Fazer Para Me Salvar?"
O batismo é obra de justiça?
É a aspersão uma forma aceitável de batismo?

O Batismo

Jesus e Nicodemos

Um comentário:

  1. Você disse: A Bíblia não diz que João batizou em Enom, cujo nome significava muitas fontes.
    Como se diz em João 3.23 "Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado" ?????????????

    Como não diz????????

    ResponderExcluir